Foto: Diego Torres Silvestre
CPTM

Estação Lapa da CPTM poderá ser unificada em 2028

Foi lançada a consulta pública do Trem InterCidades (São Paulo-Campinas), concessão da Linha 7-Rubi e trem Intermetropolitano Francisco Morato-Campinas, com detalhes da concessão que vai englobar os três serviços.

A licitação será internacional, e o prazo de atuação da empresa será de 30 anos. A publicação do edital deve ocorrerá em dezembro e o leilão está marcado para abril de 2022. Trata-se de uma concessão patrocinada, e portanto, após o período de vigência, os ativos devem voltar ao poder público. O valor total de investimentos é de R$ 8,57 bilhões.

Veja também:

O projeto prevê reforma e estações ao longo do trajeto até meados de 2028, se o contrato de concessão for assinado em 2022. Duas paradas devem mudar a forma de deslocamento, com integração com outras linhas:

Reforma da estação Água Branca

A linha 7-Rubi, que hoje faz parada na estação Água Branca, terá conexão com a Linha 8-Diamante e com a Linha 6-Laranja do metrô, com reforma da estação.

Unificação da Lapa

O mesmo vale para a unificação das duas estações da Lapa. As minutas do edital apontam que a remodelação deve ocorrer do início do ano 3 da concessão, ao final do ano 6. Se o contrato for assinado em 2022, o passageiro poderá ter a nova estação unificada até o ano de 2028.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus