Trens Regionais

Documento confirma Trem InterCidades com 12 carros ou dois andares

Nesta semana, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM lançou a consulta pública do projeto do Trem InterCidades, entre São Paulo e Campinas, além da concessão da Linha 7 e a extensão do trem metropolitanos até Campinas.

No site é possível ver as minutas do edital, que alguns detalhes de como será a operação, mudanças nas plataformas e estações, além do material rodante. Serão comprados 15 trens elétricos pela nova concessionária, que poderão rodar até 140 km/h no serviço expresso.

Segundo as minutas do edital, poderão ser adquiridos dois tipos de trem, sendo a escolha provavelmente a cargo da concessionária: comboios single decker, ou seja, de apenas um pavimento com 12 carros com 300 metros (dois TUE’s de seis carros acoplados) e capacidade aproximada de 1.100 passageiros sentados, ou trens-unidade doubledecker de 150m, com capacidade aproximada de 800 passageiros sentados.

A concessão será internacional, e o prazo de atuação da empresa será de 30 anos. A publicação do edital deve ocorrerá em dezembro e o leilão está marcado para abril de 2022. Trata-se de uma concessão patrocinada, e portanto, após o período de vigência, os ativos devem voltar ao poder público. O valor total de investimentos é de R$ 8,57 bilhões.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus