Divulgação GESP
Metrô SP

Linha 6-Laranja do Metrô terá dois tatuzões em funcionamento até abril

O Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, prometeu as duas tuneladoras escavando em dois sentidos nas obras da Linha 6-Laranja do Metrô, até abril de 2022. Em dezembro, o primeiro tatuzão deve começar a escavar no sentido sul, e no ano que vem, a outra escavadora no sentido norte.

A tuneladora que percorrerá o trecho sul pesa 2 mil toneladas e tem 109 metros de extensão, com diâmetro de escavação de 10,61 metros. Ela pode perfurar aproximadamente 12 metros por dia.

A máquina possui refeitório, cabine de enfermagem e esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares. São necessárias 45 pessoas para operar a tuneladora.

Divulgação GESP

A Linha 6-Laranja terá 15 quilômetros de extensão e 15 estações, deve ligar a Brasilândia, na zona norte, à estação São Joaquim, na região central, reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. A linha deverá transportar mais de 633 mil passageiros por dia.

O traçado completo é composto pelas seguintes estações: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba-Hospital Vila Penteado, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Pompeia, Perdizes, Cardoso de Almeida, Pacaembu, Higienópolis-Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim. O trecho ainda facilitará a integração com a linha 1-Azul, do Metrô, 4-Amarela da concessionária ViaQuatro e 7-Rubi e 8-Diamante, ambas da CPTM.

Divulgação GESP

É um momento muito importante para a construção da Linha 6-Laranja. A roda de corte é um dos principais elementos do maquinário que fará a perfuração – que terá início em locação próxima à Ponte da Freguesia do Ó, no bairro da Água Branca”, diz o CEO da concessionária Linha Universidade, Nelson Bossolan.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios