O Governador João Doria, em coletiva de imprensa em evento da Linha 6-Laranja do Metrô, afirmou que os trens que devem operar no trecho São Paulo-São José dos Campos, o chamado eixo leste do Trem InterCidades, devem ser elétricos, assim como o material rodante do eixo oeste, entre a capital e Campinas.
A fala enterra de vez a opção por composições a biodiesel, mencionada pela própria administração pública desde o começo da atual gestão.
Sem previsão de licitação
Apesar das promessas de um trem ligando São Paulo até o Vale do Paraíba, não há uma data clara sobre o lançamento da licitação. Os representantes do estado tratam o projeto do TIC Norte como “protótipo”. Essa concessão teve a primeira audiência pública nesta semana.
Concessão das linhas 11, 12 e 13
Em palestra na ACSP – Associação Comercial de São Paulo, o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, falou sobre o projeto do Trem Intercidades entre São Paulo e São José dos Campos.
O titular da pasta citou o que chama de “gatilho” da concessão das linhas 8 e 9 da CPTM, para operação do Trem Intercidades do chamado eixo oeste entre São Paulo e Sorocaba. A licitação vencida pela operadora do grupo CCR e Ruas Invest, prevê a operação até Sorocaba, caso um dia o governo do estado implante a ligação ferroviária.
“Como a gente fez com a Linha 8 até Sorocaba, é um gatilho da concessão que foi vencida pela ViaMobilidade, portanto é um investimento que vai ser realizado, na linha 8 para que o trem chega até Sorocaba, para que a gente posso incluir a Linha 10 com Santos, e que a gente vem estudando para fazer até São José dos Campos, que seriam os quatro trens intercidades que partem da cidade de São Paulo”, disse Baldy.
O eixo entre a capital e São José dos Campos passaria pelos trilhos onde hoje operam as linhas 11, 12 e 13, da CPTM, onde os atendimentos estão sendo objetos de estudos de uma nova concessão. Em entrevista a Rádio Bandeirantes, o Secretário dos Transportes Metropolitanos informou, como anteriormente, que há análises para realização desta licitação, sem mencionar prazos para lançamento.
1 comentário