O Metrô de São Paulo comunicou por meio do Diário Oficial nesta semana o resultado da fase de classificação da licitação do projeto básico da Linha 19-Celeste, que deve ligar a capital paulista e Guarulhos.
De acordo com o texto, três consórcios foram classificados: Consórcio MNEPIE (Maubertec Tecnologia em Engenharia Ltda; Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A; Pólux Engenharia Ltda; Intertechne Consultores S/A e EGT Engenharia Ltda); Consórcio Linha 19 Celeste (Promon Engenharia Ltda; Copem Engenharia Ltda; Tekhnites Consultores Associados Ltda; SMZ Consultoria em Automação e Controle LTDA; JBMC Arquitetura e Urbanismo Ltda EPP; Tetraarq Arquitetura e Projetos Ltda; Themag Engenharia e Gerenciamento Ltda e Núcleo Engenharia e Instrumentação Ltda; e Consórcio Sener Setepla – Future ATP – EGIS (Sener Setepla Tecnometal Engenharia e Sistemas S/A; Future ATP Serviços de Engenharia Consultiva Ltda e EGIS Engenharia e Consultoria Ltda).
O projeto da Linha 19-Celeste do Metrô, em seu primeiro eixo, deve ligar a cidade de Guarulhos até a capital paulista, com estações ligando o Bosque Maia e Anhangabaú. Serão 17,6 quilômetros de extensão, 15 paradas, e 31 trens em operação. A previsão de demanda é de 580 mil passageiros em um cenário previsto no ano de 2029.
Entrega em partes
Os moradores da segunda cidade mais populosa do Estado terão que esperar um pouco mais para usufruir da Linha 19-Celeste, quando o eixo metroviário for entregue.
Informação publicada no Diário Oficial do Estado em fevereiro de 2021, com um balanço e plano de ação do Governo do Estado, mostra um panorama do projeto e algumas diretrizes sobre implantação da Linha celeste. Não há ainda previsão de obras. Não se sabe também como será a modelagem econômica do ramal.
Metas de Conclusão
O governo prevê entregar primeiro o trecho Pari – Jardim Julieta no ano de 2028. Uma das hipóteses é por conta da localização do pátio, que será na Vila Medeiros. Já a previsão de entrega do Trecho Anhangabaú – Bosque Maia – Guarulhos, é para 2029.