YouTube video
Recordar é viver

Empresa de ônibus mais antiga de São Paulo nasceu pelo próprio motorista

A empresa mais antiga a operar em São Paulo é a Viação Gato Preto, operadora fundada por quem colocava a mão na massa, ou melhor, na direção. Fundada em 1927, pela iniciativa do Sr. Luiz Gatti que, na época, dirigia caminhão e transportava carvão para um bairro chamado Gato Preto.

Na volta de sua entrega, fazendo seu percurso pela rodovia Anhanguera, Luiz Gatti dava carona para quem andava a pé pelo caminho, por falta de opção de transporte público na região.

Foi então que o caminhoneiro viu uma excelente oportunidade de negócio, e acabou comprando um ônibus para atender a população nesse trajeto. Ele mesmo fazia as viagens, sendo o primeiro motorista da empresa que criou, pouco depois, com o sugestivo nome de Gato Preto.

E então, novos ônibus foram chegando e a Viação Gato Preto ganhou aliadas, formando um grupo para operar o transporte coletivo na capital  paulista.

Com o passar dos anos, as empresas da família passaram por processos de fusão, venda, incorporação e desdobramentos, chegando a 1993 com duas marcas, que seguem até hoje com seu trabalho, acumulando quilômetros de experiência e eficiência: Viação Gato Preto e Gatti Transportadora Turística, fundada em 1963, especificamente para realizar serviços de fretamento.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus