Metrô SP

Concessionária da Linha 6 do Metrô é aprovada para obter financiamento

A Concessionária Linha Universidade S.A., que implanta e deve operar a Linha 6-Laranja do Metrô, conquistou mais um passo para obter financiamento para o projeto do eixo metroviário que vai ligar as estações São Joaquim e Brasilândia em São Paulo.

Portaria do Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, aprovou o enquadramento do projeto de investimento apresentado pela Concessionária, que por sua vez vai poder captar financiamento no mercado.

As obras da Linha 6-Laranja foram paralisadas em 2016, quando o Consórcio Move São Paulo teve dificuldades de obter financiamento, quando uma de suas principais acionistas era investigada pela Operação Lava a Jato. Em 2020, a espanhola Acciona acabou adquirindo as participações, e as obras retornaram naquele ano.

No mês passado, as construções ganharam um novo grupo de trabalhadores. No final do mês de maio eram 1.800 trabalhadores que atuavam nas construções do eixo metroviário que deve ligar as estações Brasilândia e São Joaquim. Já no mês de junho, o volume de pessoas envolvidas no projeto foi para 2.500, de acordo com o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy. Há expectativa é que esse número chegue até a 9.000 no final deste ano. A estimativa do governo estadual é entregar a Linha 6-Laranja em 2025.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus