Monotrilho

Trecho até o Jabaquara deve acrescentar mais 12 trens na Linha 17-Ouro do monotrilho

O Metrô de São Paulo, em seu relatório de empreendimentos revisado e datado do mês de março, incluiu a extensão da Linha 17-Ouro do monotrilho, entre Jardim Aeroporto e Jabaquara, como uma das obras “a retomar”. Não há prazo para o início das construções, e o outro trecho entre Morumbi e São Paulo-Morumbi não conta na lista.

O traçado prevê mais 4,4 quilômetros de extensão e cinco estações.

Veja também:

O volume de passageiros deve mais que dobrar

De acordo com o relatório, o atendimento até o Jabaquara deve mais que dobrar o carregamento do monotrilho. Se no trecho prioritário, entre Morumbi, e as estações Jardim Aeroporto e Congonhas, a Linha 17 deva transportar 165 mil passageiros por dia, entre Jardim Aeroporto e Jabaquara a linha deve transportar 347 mil passageiros por dia.
É previsto ainda o incremento de 12 trens, além dos 14 que estão sendo produzidos para operar o trecho prioritário. A frota segue sendo atendida pelo Pátio Água Espraiada que está sendo erguido.

Outra mudança com o novo trecho operacional é a redução de intervalo. No trecho prioritário, a linha 17 deve ter um “headway”, que é o intervalo, de 180 segundos.  Já com o trecho dois operacional, o intervalo deve cair para 120 segundos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus