Foto: AGETRANSP
Supervia

SuperVia perde 100 milhões de passageiros e acredita em recuperação em 2023

A pandemia da covid-19 que acaba impondo restrições de circulação, e retirou passageiros de todos os sistemas de transportes mundo a fora.

Um exemplo é a SuperVia, operadora dos trens metropolitanos no Rio de Janeiro, e a empresa informa em um comunicado que foi deixado de transportar 100.542.480 passageiros. Antes da pandemia, atendia a uma média de 600 mil passageiros diários, mas o número de embarques atualmente caiu pela metade e somam 300 mil passageiros nos dias uteis. A queda de demanda já chegou a 70% e hoje se estabilizou em 50%. A perda financeira total deste período é de mais de R$ 545 milhões.

A operadora depende exclusivamente da venda das passagens para dar continuidade à prestação do serviço. Há custos fixos para seguir com a operação e com a manutenção dos trens, das estações e da estrutura ferroviária, independentemente do número de pessoas transportadas.

A SuperVia acredita que a crise econômica do país e o aprofundamento da crise no Rio de Janeiro alteraram a previsão de retomada apenas para 2023.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus