Metrô

Siemens vai fornecer CBTC para a extensão da Linha 1 do Metrô em Salvador

A Siemens Mobility anunciou por meio de um comunicado que estabeleceu um contrato da Companhia de Transportes do Estado da Bahia para instalar um sistema de Controle de Trem Baseado em Comunicações (CBTC), GoA2, na extensão da Linha 1 em Salvador, Bahia.

A tecnologia que gere os trens será totalmente implementada na extensão de aproximadamente cinco quilômetros que conectará Pirajá a Águas Claras/Cajazeiras, incluindo duas novas estações. A integração total da extensão à Linha 1 existente proporcionará maior disponibilidade, melhores operações e uma melhor experiência para os passageiros. Este contrato se baseia na já bem estabelecida relação que a Siemens Mobility tem com o Metrô de Salvador e a CCR Metrô Bahia.

Divulgação | CCR Metrô Bahia

“A extensão da Linha 1 marca mais um passo importante na expansão do sistema metro-ferroviário em Salvador. A CTB se orgulha de estar expandindo seus serviços junto com sua concessionária CCR Metrô Bahia. Estamos satisfeitos que a Siemens Mobility continue a contribuir significativamente para a modernização de nossa rede”, diz José Eduardo Ribeiro Copello, Diretor Presidente da CTB.

“A extensão da Linha 1 do Metrô Bahia é uma excelente notícia para a população da cidade de Salvador. É mais um passo da Administração do Estado da Bahia para proporcionar acesso a um transporte confortável, seguro e sustentável. Com o fornecimento de sistemas de sinalização digital de última geração, a Siemens Mobility se orgulha de fazer parte deste importante projeto de inovação”, diz Andreas Facco Bonetti, CEO da Siemens Mobility na América Latina.

Tecnologia semelhante é utilizada na Linha 4-Amarela em São Paulo, em Buenos Aires, e em todo o mundo, incluindo Paris, Pequim e Nova Iorque.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus