TAV

Nova Gales do Sul deve implantar trem de alta velocidade sem ajuda federal

Nova Gales do Sul (NSW), o estado mais populoso da Austrália, esperava uma ajuda federal para seguir com um projeto de Trem de Alta Velocidade, mas deve seguir sozinha com o estudo até que outros estados cheguem a um consenso.

A premier de NSW, Gladys Berejiklian, diz que o estado vai estudar a venda de ativos estatais, ou “reciclagem de ativos”, para financiar o investimento ferroviário.

A previsão é que trens levem passageiros a velocidades de 200 a 250 km/h, nos eixos entre Sydney e Newcastle, Central Coast, Goulburn e Nowra. O tempo de viagem entre Sydney e Gosford, por exemplo, seria de 25 minutos, sendo que atualmente o tempo gasto pelo transporte rodoviário é de 1h 18min.

“NSW está pronta para entrar em uma nova era de ouro de entrega de infraestrutura”, disse Berejiklian. “Você não deve apenas pensar na geração atual de projetos, mas na próxima geração de projetos.”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus