Ônibus

França ganha segundo BRT 100% elétrico

A Keolis, empresa multinacional de transporte que opera sistemas de transporte público, lançou seu segundo Bus Rapid Transit – BRT elétrico na Costa Basca, na França.

O e-BRT foi inaugurado em 26 de abril de 2021 e faz parte da rede de transporte Chronoplus, ligando Tarnos a Bayonne, no sudoeste da França, em nome da Autoridade de Transporte Público do País Basco SMPBA (Syndicat des Mobilités Pays Basque Adour) . A primeira linha e-BRT, ligando Bayonne a Biarritz, entrou em serviço em setembro de 2019.

Em todo o mundo, o grupo francês opera mais de 4.000 veículos movidos a energia alternativa, o que representa cerca de 20% de sua frota total de ônibus. Recentemente, a Keolis ganhou um contrato de ônibus 100% elétrico em Gotemburgo (Suécia).

A nova linha tem 10 km de extensão e 24 estações. Sete veículos 100% elétricos são do modelo Irizar, e vão transportar cerca de 90 mil passageiros por mês. Esta nova linha aumentará a oferta de transporte em 25% com o objetivo de aumentar o número de passageiros em 50%.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus