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Metrô SP

Complexo Rapadura, liberado para obras do Metrô é vital para expansão e operação

Na semana passada, o presidente do Superior Tribunal de Justiça – STJ, Humberto Martins, suspendeu a decisão que impedia a construção do Complexo Rapadura, futuro estacionamento de trens na extensão da Linha 2-Verde, entre Vila Prudente e Penha.

As obras estavam paradas após a justiça atender o ministério público, que por sua vez atendia um apelo de moradores da região, contra o corte de árvores para as intervenções. Os moradores dizem que 355 árvores serão cortadas, entre espécies consideradas exóticas e raras.

A expansão do Metrô, por sua vez, deve reduzir poluentes atmosféricos em 195 toneladas/ano, gases de efeito estufa em 19.806 toneladas/ano e consumo de combustível em 9,7 milhões litros/ano.

De acordo com um oficio encaminhado à Assembleia Legislativa no ano passado, que prestava esclarecimentos sobre “medidas necessárias para impedir a supressão de árvores de espécies nativas e exóticas” no local, a apresentação mostra a importância do complexo, tanto para o andamento das obras quanto para a operação do meio de transporte, que quando inaugurado, vai permitir o transporte direto entre a Vila Madalena e a Penha.

Importância para as obras

De acordo com o documento, o local que teve as obras liberadas será usado para “emboque da TBM responsável pelos túneis da Fase-1”, ou seja, por onde o tatuzão será montado e iniciar as escavações rumo à Vila Prudente. O trecho é conhecido trecho 1. Já o trecho 2 da escavação, será entre Penha e de volta ao Complexo Rapadura.

Importância para a operação

O documento diz ainda que o local deve abrigar uma base de manutenção da Linha-2, com oficina para manutenção corretiva e limpeza de trens, além de área de manobra e acesso de trens e pessoas para os túneis de estacionamento.

Serão ao todo 4 túneis para estacionamento de oito trens. Haverá ainda salas para apoio a operação da Linha 2-
Verde: Salas técnicas, oficinas, almoxarifados, escritórios.

O entrave ainda não está sanado, mas a justiça determinou que as obras sigam enquanto a questão é julgada. A previsão é que o trecho entre Vila Prudente e Vila Formosa fique pronto em 2025, e até a Penha, em 2026.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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