Na semana passada, o presidente do Superior Tribunal de Justiça – STJ, Humberto Martins, suspendeu a decisão que impedia a construção do Complexo Rapadura, futuro estacionamento de trens na extensão da Linha 2-Verde, entre Vila Prudente e Penha.
As obras estavam paradas após a justiça atender o ministério público, que por sua vez atendia um apelo de moradores da região, contra o corte de árvores para as intervenções. Os moradores dizem que 355 árvores serão cortadas, entre espécies consideradas exóticas e raras.
A expansão do Metrô, por sua vez, deve reduzir poluentes atmosféricos em 195 toneladas/ano, gases de efeito estufa em 19.806 toneladas/ano e consumo de combustível em 9,7 milhões litros/ano.
De acordo com um oficio encaminhado à Assembleia Legislativa no ano passado, que prestava esclarecimentos sobre “medidas necessárias para impedir a supressão de árvores de espécies nativas e exóticas” no local, a apresentação mostra a importância do complexo, tanto para o andamento das obras quanto para a operação do meio de transporte, que quando inaugurado, vai permitir o transporte direto entre a Vila Madalena e a Penha.
Importância para as obras
De acordo com o documento, o local que teve as obras liberadas será usado para “emboque da TBM responsável pelos túneis da Fase-1”, ou seja, por onde o tatuzão será montado e iniciar as escavações rumo à Vila Prudente. O trecho é conhecido trecho 1. Já o trecho 2 da escavação, será entre Penha e de volta ao Complexo Rapadura.
Importância para a operação
O documento diz ainda que o local deve abrigar uma base de manutenção da Linha-2, com oficina para manutenção corretiva e limpeza de trens, além de área de manobra e acesso de trens e pessoas para os túneis de estacionamento.
Serão ao todo 4 túneis para estacionamento de oito trens. Haverá ainda salas para apoio a operação da Linha 2-
Verde: Salas técnicas, oficinas, almoxarifados, escritórios.
O entrave ainda não está sanado, mas a justiça determinou que as obras sigam enquanto a questão é julgada. A previsão é que o trecho entre Vila Prudente e Vila Formosa fique pronto em 2025, e até a Penha, em 2026.