Supervia

SuperVia já registrou 7 colisões entre trem e carros em 2021

Em 2020, a SuperVia registou 34 colisões, em situações em que motoristas desrespeitaram a sinalização nos cruzamentos da linha férrea com as vias. No ano passado houve uma redução de 24% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando a circulação de veículos nas ruas ainda não tinha sido afetada pela pandemia. No entanto, de janeiro a março de 2021, já foram contabilizados 7 abalroamentos, o que representa 20,5% do total de casos de 2020.

Para tentar reverter a situação, a operadora iniciou a 9ª edição da Campanha de Segurança nas Passagens em Nível, que tem como objetivo conscientizar a população do entorno da linha do trem a fim de reduzir o número de acidentes nos cruzamentos entre ruas e avenidas e a malha ferroviária.

A divulgação será no ambiente digital, com publicações de conteúdos educativos nas redes sociais. Além disso, intervenções devem ocorrer nos locais próximos a estas passagens em nível, com o apoio de carros de som, que irão transmitir jingle e áudios com as orientações de como motoristas e pedestres devem proceder ao atravessar a linha férrea e dos cuidados necessários que os pedestres precisam tomar para evitar a ocorrência de acidente. Durante o período de 1 mês, o jingle da campanha também será transmitido na rádio Alternativa FM 101 e FM 101,7.

A SuperVia também orienta os maquinistas a, em qualquer hipótese, reduzirem a velocidade e acionarem a buzina ao se aproximarem destas passagens.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus