Ônibus

Ônibus “diretão” do BRT Rio chega na estação Mato Alto

A partir desta quinta-feira, dia 29 de abril de 2021, os passageiros que utilizam o BRT do Rio, na estação Mato Alto, em Guaratiba, passam a contar também com o serviço batizado de ‘Diretão’. A linha eventual com ônibus comuns vai funcionar nos horários de maior movimento da manhã e da tarde.

O serviço que não para em nenhuma estação, segue pela pista exclusiva do BRT em direção ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, das 5h às 9h. No Mato Alto, o embarque e desembarque se dará na baia para ônibus existente na Avenida Dom João VI, em frente à estação, sentido Santa Cruz. Isso vai proporcionar mais conforto e menos risco a maioria dos passageiros, que não precisarão atravessar a Avenida Dom João VI em direção à estação, além de evitar os congestionamentos nos horários de pico, garantindo menor tempo de deslocamento.

No sentido inverso, os ônibus partirão da Plataforma C do terminal entre 16h e 20h. Com a ampliação dos serviços eventuais no corredor Transoeste, serão quatro locais atendidos pelo reforço dos ônibus comuns à frota de BRTs. Além de Mato Alto – Alvorada, os ‘diretões’ já fazem o trajeto Magarça – Alvorada; Pingo D’Água – Alvorada e Santa Cruz – Alvorada, este último com paradas nas estações General Olímpio, Gastão Rangel, Cajueiros, Curral Falso, Santa Veridiana e Vendas de Varanda.

A linha usa 20 ônibus convencionais, totalizando 90 no corredor Transoeste, que é o maior em demanda de passageiros. A chegada dos novos ônibus auxiliares vai aliviar o carregamento dos articulados no sistema.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus