Trem da Linha 4-Amarela | Digna Imagem/Clóvis Ferreira
Metrô SP

Secretário fala em “prioridade” a chegada do Metrô em Taboão da Serra

As obras da estação Vila Sônia, na Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, devem ser entregues apenas em dezembro, após atrasos o fornecimento do sistema de sinalização. Concluído esta etapa, a expectativa é que o meio de transporte seja expandido até a cidade de Taboão da Serra.

De acordo com uma reposta do secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, nas redes sociais, vencida esta etapa, a extensão será uma prioridade para a gestão:

Negociação com ViaQuatro

Desde dezembro de 2019 representantes do governo falam em negociar a extensão com a operadora da Linha, que é a ViaQuatro. Não há por enquanto detalhes dessa negociação, mas uma das hipóteses é que a obra seria tocada em troca de prolongamento no tempo de concessão da empresa do grupo CCR. Situação similar ocorreu com a ViaMobilidade, que deve tocar a extensão da Linha 5 até o Jardim Ângela.

Promessa de 2010

A promessa é antiga, e as primeiras notícias vieram a tona em 2010, quando era previsto que o ramal chegaria à cidade já em 2014. Quando candidato, o governador João Doria, em visita à região, chegou a prometer a extensão.

A chamada fase 3 conta com 2,7 quilômetros a partir do futuro terminal Vila Sônia. A extensão até Taboão da Serra, com uma parada intermediária, a Chácara do Jóquei, foi prometida também em anúncio do governador Geraldo Alckmin em maio de 2012, a um custo de 1,2 bilhão de reais.

Em 29 de julho de 2014, um vídeo foi publicado pela ViaQuatro com os detalhes da extensão até Taboão. O novo trecho beneficiará cerca de um milhão de pessoas, a maioria de baixa renda, dando melhor acesso a novos empregos e educação.

Hoje, entre Taboão da Serra e o centro de São Paulo, uma pessoa gasta 1h35; com a extensão da linha, esse tempo cairá para 24 minutos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus