Mobilidade Urbana

Restrição a caminhões começa a valer no Trevo de Bonsucesso em Guarulhos

A Prefeitura de Guarulhos informou que já nesta segunda-feira, 5 de abril de 2021, teve início a restrição de horário de tráfego de caminhões pesados no Trevo de Bonsucesso, com o objetivo de melhorar o trânsito da região.

Segundo comunicado da administração municipal, nessa primeira fase de operação, os agentes da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) e da Guarda Civil Municipal (GCM) irão orientar sobre as novas medidas para os motoristas, mas não aplicarão multas.

A interdição aos caminhões se dará em duas faixas de horários: de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h às 20h, e aos sábados das 7h às 12h. O local é dado como o maior gargalo de trânsito da cidade.

Exceções

Segundo ainda a nota, as exceções para o tráfego no Trevo de Bonsucesso são os veículos urbanos de carga (VUCs), que são caminhões de pequeno porte destinados à distribuição de mercadorias e abastecimento no meio urbano, com as seguintes dimensões máximas: largura de 2,20m e comprimento de 7,20m, além de veículos de coleta de lixo, aqueles utilizados pelo controle de zoonoses, os destinados a obras e serviços públicos essenciais de infraestrutura urbana, como garantia do fornecimento de energia elétrica, serviços de poda e saneamento básico. Não precisarão obedecer às restrições ainda veículos dos Correios, aqueles destinados aos serviços essenciais de sinalização de trânsito, os de socorro mecânico de emergência, veículos de transportes de valores, caminhões-betoneira quando em operação, além de veículos de transporte de materiais e insumos para as unidades de saúde.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus