Durante uma live promovida pelo Metrô de São Paulo sobre os 53 anos da companhia, o presidente da empresa, Silvani Pereira, mencionou a entrega da Linha 17-Ouro do monotrilho em 2022, mas em um trecho parcial. Silvani não mencionou qual trecho seria operacional no primeiro momento. A linha 17 deve ligar a estação Morumbi, o Aeroporto de Congonhas e a estação Jardim Aeroporto.
Divergência de prazos
O relatório de empreendimentos do Metrô de São Paulo divulgado nesta semana, datado do mês de março, não menciona o prazo de conclusão dos trabalhos da Linha 17-Ouro do Monotrilho (Morumbi-Congonhas-Jardim Aeroporto). Já os representantes do Governo do Estado mencionam o início das operações em 2022.
O documento de novembro de 2020, no entanto, mostrava como previsão de entrega em 2023:
Mas em um outro documento postado momentos depois, com o mesmo nome, o prazo para entrega do monotrilho que vai correr sobre a Avenida Roberto Marinho aparece “em reprogramação“:
Primeiro trem no final de 2022
O Metrô de São Paulo divulgou em seu site o “Relatório Integrado – Metrô de São Paulo – 2020“, que faz um balanço das realizações da companhia no ano passado, e traça planos e previsões para expansão da rede.
O relatório faz previsões para chegada do primeiro trem, chamado de “cabeça de série”: em 30 de dezembro de 2022. Já sobre “entrega do empreendimento para a Concessionária Via Mobilidade/ Início da Operação Comercial pela Concessionária”, o relatório aponta como data prevista para 30 de abril de 2023. Sobre a operação plena, o documento prevê em 31 de outubro de 2023, com operação plena com 14 trens.