Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM Greve

Greve na CPTM: sindicato fala em paralisação após falta de pagamento de benefício

O Sindicato dos Ferroviários da Zona Sorocabana, em conjunto com o Sindicato dos Ferroviários de São Paulo e Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, que representam parte dos trabalhadores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, emitiram um comunicado afirmando que poderá ocorrer greve nas linhas nos próximos dias.

Segundo a entidade, a operadora não teria honrado um acordo firmado na Justiça para o pagamento do Programa de Participação nos Resultados (PPR) 2020, que deveria ter sido feito no dia 31 de março. Uma assembleia deve ocorrer no dia 12 de abril para que os ferroviários tomem a decisão de paralisação nos dias subsequentes. A greve pode ocorrer em todas as linhas da CPTM.

Convocamos os ferroviários das linhas que representamos, em conjunto com o Sindicato dos Ferroviários de São Paulo e dos Engenheiros para discutir o assunto. Vamos deliberar sobre mais esse desmando da CPTM, um verdadeiro calote, que simplesmente, não cumpriu acordo firmado com os Sindicatos e deixou de pagar um direito adquirido dos ferroviários”, afirmou José Claudinei Messias, presidente interino do Sindicato da Sorocabana.

Há ainda reivindicação de vacinação contra a Covid-19. “O ferroviário trabalha na linha de frente, por ser considerado como atividade essencial, não teve a opção de ficar em casa, para que o transporte público não parasse, garantindo o transporte de profissionais da saúde, segurança pública, entre outros, por exemplo”, afirma Messias.

Fazemos parte de um serviço essencial. É fundamental que sejamos vacinados com prioridade. Já temos centenas de infectados e dezenas de vidas pedidas e, caso aconteça um surto entre os ferroviários, além do colapso na saúde também teremos colapso no transporte, pois não haverá pessoal suficiente para operar os trens e as linhas vão parar”, pontua.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios