Monotrilho

Campinas estuda ramal ferroviário entre Aeroporto de Viracopos e centro

A Prefeitura de Campinas publicou no Diário Oficial um edital de chamamento público para que empresas e consórcios interessados em apresentarem estudos para a implantação de uma linha ferroviária urbana, ligando o centro da cidade até o Aeroporto de Viracopos.

O metro-leve terá 18 quilômetros de extensão, entre o Pátio Ferroviário de Campinas, no Centro, e o Aeroporto Internacional de Viracopos. Serão desenvolvidos estudos técnicos preparatórios que irão subsidiar a modelagem de uma concessão para implantação e operação do futuro ramal, de acordo com um comunicado do poder público.

“É o primeiro passo de um importante projeto para a Região Metropolitana de Campinas, que fará a ligação, por meio de modal ferroviário, do Centro da cidade à região do Campo Belo e ao Aeroporto Internacional de Viracopos”, afirmou o prefeito Dário Saadi.

A BYD já manifestou um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) prevendo seu produto SkyShuttle, uma espécie de monotrilho de menor capacidade.

“Diferente de seu sistema Skyrail, um monotrilho suspenso e que será implantado na linha 17-Ouro do metrô de São Paulo e na Região Metropolitana de Salvador, o SkyShuttle, também elevado, trafega sobre dois trilhos, como uma espécie de VLT com pneus. Esse sistema está sendo proposto pela BYD na PMI aberta pelo governo do Espírito Santo, para um ramal ligando os municípios de Serra e Vitória”, diz a nota da prefeitura.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus