Foto: Divulgação/PBH
Ônibus

Belo Horizonte vai medir desempenho das linhas de ônibus e operadores

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, adotou o Índice de Desempenho Operacional (IDO) para medir o desempenho do transporte urbano da capital mineira, conforme Portaria 052/2021, publicada na edição do Diário Oficial do Município (DOM) do último sábado, dia 24.

Com a medida, fica estabelecida uma sistemática para promover uma melhoria contínua dos atendimentos de transporte e a criação de um ranking de desempenho das linhas e concessionárias, com notas para a qualidade da prestação dos serviços. Os deslocamentos dos ônibus são monitorados por meio de requisitos relacionados à pontualidade, conforto, confiabilidade mecânica, segurança e infrações regulamentares. É então determinado o desempenho operacional do serviço ofertado.

“O IDO é importante para a BHTrans porque ajuda a empresa a orientar a sua fiscalização em campo junto às linhas que estiverem com pior desempenho. Ele também é importante contratualmente porque serve para avaliar o desempenho das concessionárias, conforme previsto nos contratos vigentes. A formalização do IDO traz a curto prazo uma expectativa de que aumente uma concorrência positiva entre os concessionários e os operadores das linhas porque ninguém quer ficar com notas ruins e, a médio prazo, ele traz uma preocupação em melhorar seus serviços, visto que a concessionária pode ser penalizada se permanecer com índice de desempenho abaixo do desejável”. – diz o superintendente de Transportes Públicos da BHTrans, Sérgio Carvalho.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus