Metrô

Metrô de Salvador amplia embarque de bicicletas nos trens durante a semana

A CCR Metrô Bahia por meio de um comunicado, informou que ampliou o embarque de bicicletas no Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. A bike agora pode ser usada no sistema durante a semana: de segunda a sexta-feira, a partir das 21h. Também seguem liberados os embarques aos sábados, a partir das 14 horas, e nos domingos e feriados, durante todo o horário de funcionamento do sistema. Como as motos dobráveis dentro da capa própria pode ser transportada todos os dias da semana.

“Quando ampliamos a integração física da bicicleta com o metrô estamos ratificando a intermodalidade, uma forte tendência em todo o mundo que prioriza o indivíduo e o meio ambiente. Então, esse é mais um passo importante para mobilidade urbana e sustentável em Salvador e Região Metropolitana”, afirma o gerente de Atendimento e Operação da CCR Metrô Bahia, Leonardo Balbino.

A operadora esclarece que para o acesso ao sistema com a bicicleta, o passageiro precisa validar seu cartão na linha de bloqueio (catraca) e comunicar ao Agente de Atendimento e Segurança (AASs) para liberar a entrada do equipamento. O embarque deveria ser feito, exclusivamente, pela última porta do último carro, sempre dando prioridade aos clientes, e apenas será permitida duas motos por trem. Outra opção para usufruir da intermodalidade é a utilização dos bicicletários nas disponíveis estações de metrô. Na Linha 2, por exemplo, basta aproveitar os 12km de ciclovia no canteiro central da Avenida Paralela, escolher a estação mais próxima e guardar a bicicleta com segurança nos bicicletários.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus