Foto: Metrô de São Paulo
Recordar é viver

Há 46 anos, um trem percorria pela primeira vez o trecho Jabaquara-Tucuruvi

A linha 1-Azul do Metrô de São Paulo teve sua operação comercial iniciada em 14 de setembro de 1974, mas com os trens circulando nos seus primeiros sete quilômetros, entre as estações Jabaquara e Vila Mariana. Nesse primeiro trecho, o atendimento ao público era das 10 às 15 horas.

Somente em 11 de fevereiro de 1975, um trem do Metrô percorria pela primeira vez o trecho completo original da antiga Linha Norte-Sul, entre as estações Jabaquara e Santana. A viagem foi realizada sem passageiros, e lembrada pelo Metrô na última semana:

O atendimento só chegou em Santana em operação comercial 26 de setembro de 1975, quando foi inaugurado o terceiro trecho: Liberdade—Santana (ainda sem a Estação Sé). Assim, a linha passou a operar seu trajeto completo, do Jabaquara a Santana, operando comercialmente das 6h00 às 20h30. Estava pronta a primeira linha de metrô paulistana, com 16,7 km de extensão e 19 estações.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus