Estação Sé | Foto: Renato Lobo - Via Trolebus
Recordar é viver

Estação mais movimentada do Metrô de São Paulo completa 43 anos

Circularam na estação Sé em janeiro de 2021, considerando-se as entradas, saídas e transferências entre as Linhas 1-Azul e 3-Vermelha, cerca de 271 mil passageiros em dia útil. A pandemia reduziu o número de usuários no sistema metroviário, e ainda sim, a parada que fica no marco zero da capital paulista ainda detém o titulo da mais cheia da malha.

O local desde 1945, com a implantação do primeiro terminal de ônibus da cidade, foi se consolidando como ponto estratégico dos transportes da capital.

SP Sobre Trilhos
@SPSobreTrilhos

Ao contrário das demais obras do metrô, iniciadas entre 1968 e 1971, as obras da estação Sé foram iniciadas apenas em 9 de fevereiro de 1974. A essa altura, o primeiro trecho do metrô estava em testes desde 1972 e prestes a ser inaugurado.

Em 26 de setembro de 1975 os trens da Linha Norte-Sul já passavam sob as obras da estação Sé. As obras foram concluídas no início de 1978, sendo que a estação da Linha Norte-Sul foi aberta, juntamente com a praça unificada e reurbanizada da Sé em 17 de fevereiro de 1978.

A estação da Linha Leste-Oeste foi aberta durante a inauguração desta linha em 10 de março de 1979. Em pouco tempo a estação se consolidou como a mais movimentada da rede do metrô, chegando a abrigar cerca de 600 mil pessoas passando diariamente pelo local.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios