YouTube video
Ônibus

BRT Rio tem menos da metade de ônibus em circulação do que deveria

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), órgão da prefeitura do Rio de Janeiro, em uma comunicado à imprensa, diz que elaborou um plano de ação para reorganizar a distribuição das linhas do sistema BRT e diminuir a concentração de usuários nas estações, principalmente em horários de pico.

A SMTR diz que um estudo chegou a conclusão que nos dias úteis de janeiro, houve queda contínua da quantidade de ônibus em circulação na cidade. A atual administração diz ainda que a situação se agravou muito nos últimos 4 anos. Atualmente, a frota em operação corresponde a menos da metade da frota determinada.

A análise foi realizada com base em dados operacionais fornecidos pelo BRT e complementada com um esforço da SMTR para a retomada da análise dos dados de GPS de ônibus e BRTs da cidade, que permitem monitorar o posicionamento dos veículos por satélite, e o acompanhamento online da frota em circulação.

Foram encontrados apenas 199 veículos, em vez das 413 unidades estipuladas na frota determinada, conforme previsto em contrato. O consórcio BRT Rio afirma que a frota disponível no fim de 2020 era de 306: oito foram queimados, 94 estão quebrados e falta capacidade financeira para a manutenção.

A SMTR afirma ainda que tem discutido com os consórcios e o Ministério Público novos caminhos para uma mudança do modelo de regulação.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus