Trens Regionais

9 Viagens de longa distância em trem na Argentina

Você sabia que nossos “hermanos” argentinos podem viajar dentro do país – e inclusive ir à praia – em trens de longa distância partindo da capital Buenos Aires? Pois é.

Diferentemente do Brasil, a Argentina manteve boa parte da sua infra-estrutura ferroviária para transporte de cargas e passageiros e isso é uma ótima opção para os argentinos que têm a opção de viajar usando outro modal de transporte. Atualmente, segundo a operadora Trenes Argentinos, existem no país 4143 km de redes ferroviárias em todo território Argentino.

Em 2024, existem ativos 9 serviços de trens de longa distância (ou trenes de larga distancia, em espanhol), em sua maioria partindo de Buenos Aires. Além desses, existem também os trens regionais, que são linhas menores que funcionam no interior da Argentina mas que não estão necessariamente conectadas à rede de trens de viagens longas.

Alguns desses inclusive foram restabelecidos recentemente, como trem de Buenos Aires até Mendoza que foi reativado depois de 30 anos inoperante ou o famoso “tren de las nubes” ou “trem das nuvens” em português.

Os trens de viagens longas atendem 11 estados (ou províncias, como chamam os argentinos) e 391 estações com capacidade para transportar até 1.3 milhões de passageiros diariamente. Esses veículos contam com comodidades como:

  • Carro / Coche restaurante: Veículos que contam com serviços de alimentação e bebida durante o trajeto;
  • Carro dormitório / Coche camarote: Veículos com cabines privativas com camas para que os viajantes possam dormir durante a viagem;
  • Ambiente climatizado: Os veículos possuem ambiente com ar-condicionado e/ou aquecimento para manter o conforto;
  • Serviço expresso: Nesse sistema, o trem sai direto da estação de origem até a estação final, sem paradas intermediárias;
  • Espaços para pessoas com mobilidade reduzida: Para atender passageiros cadeirantes, os veículos possuem espaços para que esse público possa viajar confortavelmente.

A venda de passagens para estes trajetos é feita de forma online através do site da estatal operadora do serviço, a Trenes Argentinos. Existem condições especiais de pagamento e descontos para compras antecipadas.

Além da Argentina, existem pelo menos 9 rotas de trem de longa distância na América do Sul, incluindo o Brasil.

Interior do carro de passageiros que utiliza a locomotiva CNR CKD8. 2017. Foto: Casa Rosada (Argentina Presidency of the Nation), CC BY 2.5 AR <https://creativecommons.org/licenses/by/2.5/ar/deed.en>, via Wikimedia Commons

Quer saber mais como esses serviços funcionam de trens de viagens na Argentina? Vem que te contamos tudo a seguir.

De onde partem os trens de longa distância em Buenos Aires?

Basicamente, as 9 linhas ativas em 2024, partem de algumas das 3 grandes estações de trens da capital bonaerense. São elas:

  • Estação Retiro;
  • Estação Constitución;
  • Estação Once.
Hall da estação Constitución, na parte sul de Buenos Aires. 2023. Foto: AKL121, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, via Wikimedia Commons

Trens de longa distância na Estação Retiro:

Curioso para saber quais os trens de longa distância partem da estação Retiro, em Buenos Aires? Da estação Retiro, partem 6 linhas ativas em 2024; São elas:

  • Retiro San Martín – Rosario Norte;
  • Retiro San Martín – Córdoba;
  • Retiro San Martín – Cevil Pozo (Tucumán);
  • Retiro San Martín – Palmira;*
  • Retiro San Martín – Junín.

*Esse serviço foi interrompido temporariamente em abril de 2024 e o trem tem a parada final na estação Justo Daract.

A seguir, te contamos um pouco mais sobre os detalhes de cada trajeto:

Linha Retiro San Martín – Rosario Norte

  • Duração estimada de todo o trajeto: 6 horas e 24 minutos;
  • Paradas / Estações intermediárias: 11. Campana, Zárate, Lima, Baradero, San Pedro, Ramallo, San Nicolás, Emp. Villa, Constitución, Arroyo Seco, Rosario Sur e parada final em Rosário Norte.
  • Serviço expresso (sem paradas intermediárias): 5 horas e 40 minutos;
  • Preço do carro básico, de ponta a ponta (em abril de 2024): Aproximadamente R$ 28,00;
  • Preço do serviço expresso (em abril de 2024): Aproximadamente R$ 78,00;
  • Preço do carro dormitório, de ponta a ponta (em abril de 2024): Aproximadamente R$ 33,00;
  • Serviços disponíveis: Carro dormitório, Carro restaurante, Espaços reservados para PCD.

Linha Retiro San Martín – Córdoba

  • Duração estimada de todo o trajeto: 21 horas;
  • Paradas / Estações intermediárias: 15. Campana, Zárate, Baradero, San Pedro, San Nicolás, Rosario Norte, Rosario Sur, Correa, Leones, Cañada de Gómez, Marcos Juárez, Bell Ville, Villa María e parada final em Córdoba.
  • Preço do serviço básico, de ponta a ponta (em abril de 2024): Aproximadamente R$ 41,00;
  • Preço do serviço expresso: Não disponível;
  • Preço do carro dormitório, de ponta a ponta (em abril de 2024): Aproximadamente R$ 137,00;
  • Serviços disponíveis: Carro dormitório, Carro restaurante, Espaços reservados para PCD.

Linha Retiro San Martín – Cevil Pozo (Tucumán)

  • Duração estimada de todo o trajeto: 31 horas;
  • Paradas / Estações intermediárias: 21. Campana, Zárate, Baradero, San Pedro, San Nicolás, Rosario Sur, Rosario Norte, San Lorenzo, Serodino, Gálvez, Rafaela, Sunchales, Ceres, Pinto, Colonia Dora, La Banda e parada final em Cevil Pozo (Tucumán);
  • Preço do serviço básico, de ponta a ponta (em abril de 2024): Aproximadamente R$ 66,00;
  • Preço do serviço expresso: Não disponível;
  • Preço do carro dormitório, de ponta a ponta (em abril de 2024): Aproximadamente R$ 232,00;
  • Serviços disponíveis: Carro dormitório, Carro restaurante, Espaços reservados para PCD.

Linha Retiro San Martín – Palmira (momentaneamente até Justo Daract)

  • Duração estimada de todo o trajeto: 15,5 horas;
  • Paradas / Estações intermediárias: 22. José C. Paz, Pilar, Mercedes P (San Martín), Franklin, Rivas, Castilla, Rawson, Chacabuco, O’Higgins, Junín, Alem, Vedia, Alberdi, Iriarte, Rufino, Laboulaye, General Levalle, Vicuña Mackenna e parada final temporariamente em Justo Daract;
  • Preço do serviço básico, de ponta a ponta (em abril de 2024): Aproximadamente R$ 90,00;
  • Preço do serviço expresso: Não disponível;
  • Preço do carro dormitório, de ponta a ponta (em abril de 2024): Aproximadamente R$ 324,00;
  • Serviços disponíveis: Carro dormitório, Carro restaurante, Espaços reservados para PCD.

Linha Retiro San Martín – Junín.

  • Duração estimada de todo o trajeto: 5,5 horas;
  • Paradas / Estações intermediárias: 10. José C. Paz, Pilar, Mercedes P (San Martín), Franklin, Rivas, Castilla, Rawson, Chacabuco, O’Higgins com parada final em Junín;
  • Preço do serviço básico, de ponta a ponta (em abril de 2024): Aproximadamente R$ 21,00;
  • Preço do serviço expresso: Não disponível;
  • Preço do carro dormitório, de ponta a ponta (em abril de 2024): Não disponível;
  • Serviços disponíveis: Carro restaurante, Espaços reservados para PCD.

Trens de longa distância na Estação Constitución:

Da estação Constitución, localizada na fronteira sul da cidade de Buenos Aires, partem 3 serviços de trens. São eles:

  • Constitución – Div. de Pinamar;
  • Constitución – Mar del Plata;
  • Constitución – Bahía Blanca (serviço interrompido temporariamente).

A seguir, te contamos um pouco mais sobre os detalhes de cada um desses serviços:

Linha Constitución – Divisadero de Pinamar

  • Duração estimada de todo o trajeto: 6 horas e 34 minutos;
  • Frequência: Todos os dias;
  • Paradas / Estações intermediárias: 6. Dolores, General Guido (estação de baldeação), Santo Domingo, General Madariaga e parada final em Divisadero de Pinamar;
  • Serviço expresso: Não disponível;
  • Preço de ponta a ponta (em abril de 2024): Aproximadamente R$ 30,00;
  • Serviços disponíveis: Espaços reservados para PCD.

Linha Constitución – Mar del Plata

Essa é a linha que leva os argentinos de Buenos Aires até o destino costeiro de Mar Del Plata, onde muitos bonaerenses aproveitam a famosa praia argentina.

  • Duração estimada de todo o trajeto: 6 horas; Expresso: 5 horas e meia;
  • Frequência: Todos os dias;
  • Paradas / Estações intermediárias: 12. Cnel. Brandsen, Chascomús, Lezama, Dolores, Sevigné, Castelli, General Guido, Maipú, Las Armas, General Pirán, Cnel. Vidal, Vivoratá e parada final em Mar del Plata;
  • Preço do serviço básico, de ponta a ponta (em abril de 2024): Aproximadamente R$ 35,00;
  • Serviços disponíveis: Carro restaurante, Espaços reservados para PCD.

Trens de longa distância na Estação Once

Da estação Once, localizada na parte oeste da cidade de Buenos Aires, parte 1 linha de trem de longa distância com destino a Pehuajó ou Bragado.

Linha Once – Bragado / Pehuajó

  • Duração estimada de todo o trajeto até Bragado: 5 horas e 11 minutos;
  • Duração estimada de todo o trajeto até Pehuajó: 9 horas e 35 minutos;
  • Paradas / Estações intermediárias: 11. Haedo, Luján, Mercedes, Suipacha, Chivilcoy, A. Vaccarezza, Mechita, Bragado, 9 de Julio, Carlos Casares e Pehuajó.
  • Serviço expresso (sem paradas intermediárias): Indisponível;
  • Preço do carro básico, de Once a Bragado (em abril de 2024): Aproximadamente R$ 18,00;
  • Preço do carro básico, de Once a Pehuajó (em abril de 2024): Aproximadamente R$ 32,00;
  • Serviços disponíveis: Carro restaurante, Espaços reservados para PCD.

Quantos passageiros usam o sistema de trens de longa distância?

Segundo o portal de estatísticas do governo argentino, de janeiro a abril de 2024, o sistema transportou aproximadamente 586 mil passageiros pagantes. Já em 2023 o número de passageiros transportados foi de aproximadamente 2 milhões.

Quer saber mais sobre mobilidade dos hermanos? Veja a curiosa história do trem bala argentino que publicamos no Canal do ViaTrolebus no Youtube.

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Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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