No dia 17 de janeiro de 2020, o Governador João Doria e o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, anunciavam a emissão da ordem de serviço para o início imediato das obras de ampliação da Linha 2-Verde do Metrô, da Vila Prudente até Penha. Esta etapa deve ser concluída em 2026, conectando o ramal à Linha 3-Vermelha. Serão mais 8,3 km de linha de Metrô e oito novas estações.
Mas de lá para cá, nem todos os canteiros centrais tiveram de fato obras iniciadas, já que foi preciso preparar os locais. Um deles deve ter os trabalhos iniciados nos próximos dias, segundo o presidente do Metrô, Silvani Pereira, respondeu nas redes sociais:
Tatuzão vai passar em um segundo momento
O local da futura estação Aricanduva deve ter seus tuneis perfurados após a tuneladora escavar um primeiro segmento da extensão da Linha 2. O famoso tatuzão, de acordo com o site Metrô/CPTM, deve perfurar os túneis entre o estacionamento rapadura e a Vila Prudente, em um primeiro momento, e depois entre a Penha e de volta ao estacionamento de trens. O fato pode explicar o “atraso” nos trabalhos no segundo trecho. O primeiro trecho deve ser entregue antes do eixo entre Rapadura e Penha.
Estação terá método diferente de construção das demais
Parta das obras em estações no novo trecho da Linha 2-Verde terão trabalhos em VCA. É o caso de Anália Franco, Guilherme Giorgi e Penha. Já o método NATM será usado em Orfanato, Santa Clara, Vila Formosa e Santa Isabel. A estação Aricanduva terá um método peculiar, em comparação com as outras sete: será construída pelo método “poços secantes“, que possibilita velocidade de execução mas requer maior intervenção em superfície.
A nova estação será um ponto importante de conexão entre o Metrô, e um futuro corredor de ônibus que correrá pela avenida de mesmo nome. A parada deve ficar na esquina da Avenida Aricanduva com a Rua Tenente-Coronel Soares Neiva.
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