Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

Trem da série 3000 de volta mais uma vez na Linha 10 da CPTM

Após o anúncio de análises para a aposentadoria dos trens da série 3000 da CPTM, feito pelo presidente da Companhia, uma unidade voltou a prestar serviços na Linha 10-Turquesa, que liga o Brás a Rio Grande da Serra e corta o ABC Paulista.

Um dos trens foi visto nos primeiros dias do ano de 2021 após um período sem dar as caras e uma sucessão de aparições e sumidas na ferrovia.

Das cinco composições do modelo, apenas uma ou duas são vistas, no período em que o trem está prestando serviço.

Os 3000’s foram adquiridos em 2001. A operadora realizou a licitação internacional em 1994, financiada pelo BID, prevendo a aquisição de uma frota de 10 trens unidade elétricos de 4 carros. O contrato foi vencido pelas empresas Siemens AG/Simmering-Graz-Pauker (SGP) e Mitsui.

Por questões econômicas de governo paulista, o contrato foi congelado. Após os Tumultos na CPTM em 1996, o governo paulista retomou o projeto de remodelação dos subúrbios e contratou as obras faltantes na Linha 9, incluindo os trens. Assim, o contrato assinado em 1994 só foi efetivado em 4 de julho de 1997, por US$ 70 milhões, prevendo-se a entrega dos trens em 36 meses.

Os trens unidade foram construídos na Alemanha (com peças importadas do Japão) e montados na fábrica da Siemens de Maribor, Eslovênia, sendo a primeira unidade entregue em 10 de novembro de 2000.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus