Foto: GESP
CPTM

Sindicato pede prioridade na vacinação da covid-19 para ferroviários da CPTM

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana, que representa os funcionários das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, informou que solicitou a inclusão dessas pessoas no grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19 no Estado de São Paulo.

Um documento foi enviado ao governador, João Doria, e aos secretários da Saúde, Jean Gorinchteyn, e de Transportes, Alexandre Baldy, além do diretor presidente da CPTM, Pedro Tegon Moro.

Segundo o ofício, o pedido é feito diante de diversos fatos que comprovam a importância de os ferroviários serem vacinados com prioridade. Um dos pontos é o fato de trabalharem em um serviço essencial, ou seja, o transporte de passageiros não parou nenhum dia, conduzindo, inclusive, a maioria dos profissionais da saúde até seus locais de trabalho. A entidade diz ainda que mesmo tomando todos os cuidados, os funcionários estão seriamente expostos à contaminação, diariamente, durante o exercício de suas atividades e eventual contaminação em massa comprometeria seriamente o transporte de passageiros.

Um informe técnico divulgado pelo do Ministério da Infraestrutura em 18 de janeiro, instrui que os ferroviários são parte do grupo de prioridade para receber a vacina. O sindicato aguarda a manifestação do Governo do Estado de São Paulo, em benefício dos trabalhadores que atuam tanto nas estações, quanto na condução de trens, na manutenção, na segurança e na administração do sistema.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus