Trens Regionais

Minas projeta trem de passageiros entre Poços de Caldas e Campinas, diz site

Minas Gerais tem planos de expandir sua malha ferroviária para o uso de passageiros, tanto para o transporte doméstico quanto turístico, além do escoamento de cargas. No final do ano passado, tomamos ciência de um projeto de um trem metropolitano nos moldes da CPTM ou SuperVia, na Grande BH. A novidade de agora é que há ainda estudos para serviços regionais e interestaduais.

Sobre um roteiro de trem turístico para passageiros ligando o estado de São Paulo e Minas Gerais, o projeto deu novos passos. Uma reunião entre representantes das cidades de Poços de Caldas, Águas da Prata e São João da Boa Vista, discutiu a viabilidade do projeto com novos gestores das localidades, de acordo com publicação do Portal Cidade.

Segundo o secretário de Turismo de Poços, Ricardo Oliveira, a reunião serviu para que fosse discutida a viabilidade da implantação do trem turístico com as recém empossadas Lilian Vitorino, chefe da seção de turismo de São João da Boa Vista, Érika de Morais, diretora de turismo de São João da Boa Vista e Tatiana de Araújo, diretora de turismo e cultura de Águas da Prata.

YouTube video

O texto diz ainda que a implantação do trem turístico ligando as três cidades faz parte do Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais, e a publicação ainda fala de uma linha regular de passageiros entre Poços de Caldas e Campinas.

Não há qualquer estimativa de início das obras, e muito menos de notícias sobre tratativas entre os dois estados. O projeto do eixo ferroviário Campinas – Poços não é necessariamente uma novidade. Um artigo de 2014 no site do Comurb – Sociedade de Projetos Urbanísticos LTDA, menciona projetos de trem em Campinas e cita o eixo até a cidade de Minas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus