Trens Urbanos

Plano de investimentos propõe trem metropolitano na Grande BH

Um plano de investimento ferroviário de Minas Gerais deve recomendar a introdução de pelo menos 20 trechos para o transporte de passageiros sobre trilhos. Trata-se do Plano Ferroviário Estadual (PEF), que está sendo desenvolvido para orientar investidores.

O diretor do núcleo de Infraestrutura e Logística da Fundação Dom Cabral (FDC), Paulo Tarso Vilela de Resende, falou sobre o tema na Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O plano será divulgado para que os interessados tenham acesso aos detalhes de todas as análises, incluindo estudos de pré-viabilidade para o transporte de passageiros e estudos de demanda completo de todos os trens de cargas. Um dos projetos é um trem metropolitano de passageiros, que atenderia a 13 cidades na Região Metropolitana de Belo Horizonte, integrado ao metrô. Semelhante a CPTM ou a SuperVia.

Foram analisadas 40 propostas, o que incluem 11 trens turísticos, devem beneficiar 166 municípios e até 27 milhões de habitantes. O total seria de 3,310 km de linhas férreas, com um volume de investimentos de quase R$ 10 bilhões nos próximos anos. O plano será concluído até o final deste mês.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus