VLT

Istambul ganha VLT sem catenária da Alstom

Istambul, na Turquia, ganhou um sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT sem catenária. A Alstom implantou recentemente seu sistema APS, com fornecimento contínuo de energia no nível do solo, para a linha Eminonu- Alibeykoy, com 10,1 km de extensão e 14 estações.

De acordo com a fabricante, o APS, que é aplicado pela primeira vez na Turquia, terá energia fornecida ao bonde por meio de um trilho no solo. Os segmentos são acionados somente na região em que o bonde está ocupando, garantindo total segurança aos pedestres e demais usuários da via. A energia é captada por sapatas de contato localizadas sob o veículo.

“Estamos muito felizes em ver nossas soluções inovadoras e sustentáveis ​​fazendo parte da paisagem da cidade de Istambul. Além do sistema APS terrestre, estamos fornecendo o equipamento de bordo associado para 30 veículos elétricos fabricados por uma empresa local para a Eminonu- Alibeykoy linha de bonde. Isso é uma indicação de como nosso sistema é adaptável. O sistema será uma assinatura única da rede ferroviária de Istambul em termos de inovação, valores ambientais, estéticos e históricos”, disse Mama Sougoufara, Diretora-Gerente da Alstom para o Oriente Médio e Turquia.

Dubai e Rio

Em 2014, a Alstom entregou e comissionou o primeiro sistema de bonde 100% livre de catenária do mundo em Dubai, Emirados Árabes Unidos. O sistema está atualmente em operação em onze cidades em quatro continentes, com cerca de 50 milhões de quilômetros percorridos. Um desses sistemas está no Rio de Janeiro, com entrega ocorrida em 2016.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus