O Egito planeja uma nova linha ferroviária de alta velocidade e um memorando de entendimento para o projeto, construção e manutenção de um eixo de 1000 km foi assinado entre a Autoridade Nacional para Túneis do Ministério dos Transportes, a Siemens Mobility e pelas empresas locais Orascom Construction SAE e The Arab Contractors (Osman Ahmed Osman & Co).
A primeira fase seria um segmento de 460 km conectando El Alamein no Mediterrâneo a Ain Sokhna no Mar Vermelho através da Nova Capital Administrativa, com 15 estações. Os trens correriam a 250 km/h, velocidade adequada para o tráfego de passageiros e carga.
Seria desenvolvido sob um projeto de engenharia, aquisição e construção de US $ 3 bilhões, incluindo 15 anos de serviços. As empresas locais iriam realizar obras civis, sendo a Siemens Mobility responsável pelos sistemas ferroviários, prestando serviços de integração de sistemas e fornecimento de 34 trens de passageiros para alta velocidade e serviços regionais, além de 10 locomotivas de carga.
O documento foi assinado no Cairo no dia 14 de janeiro de 2021 por representantes das empresas e gestores públicos. “Estamos muito satisfeitos que o Ministério dos Transportes esteja tentando colocar sua confiança em nós para entregar este importante projeto”, disse o CEO da Siemens Mobility, Michael Peter.