VLT

Cidade da Alemanha encerra atividades com VLT de carga

O Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT destinado para cargas, o CarGoTram, foi encerrado. O trem transportava peças automotivas para uma fábrica da Volkswagen em Dresden, capital do estado da Saxónia, no leste da Alemanha.

O último serviço na rota de 5,5 km da estação de Dresden-Friedrichstadt para a fábrica, foi agendado para 23 de dezembro de 2020, no entanto, as operações foram interrompidas após uma colisão com uma van.

O trem leve de carga foi proposto pela primeira vez quando a fábrica de automóveis de Dresden estava sendo planejada, para evitar a necessidade de transportar componentes pela cidade em caminhões.

O VLT tinha cinco carros e 59,4 metros de comprimento, uma capacidade de 60 toneladas. A operação começou em 2001. O plano inicial era executar 30 serviços CarGoTram por dia, porém em 2003 eram 10 por dia, e em 2015 apenas três por dia. A manutenção dos bondes também era cara devido à falta de peças sobressalentes.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus