VLT

Chineses apresentam VLT com piso “super” baixo

A empresa CRRC Tangshan apresentou nesta quarta-feira, 06 de janeiro de 2021, seus primeiros Veículos Leves Sobre Trilhos – VLT com piso 100% rebaixados em Quanzhou. Os veículos devem rodar na cidade de Nanping, na província de Fujian.

De acordo com a fabricante, os trens terão piso mais baixo que muitos do mercado. O piso fica a apenas 350 mm de distância da linha, o que é muito mais baixo do que o piso da maioria dos veículos tradicionais do metrô”, disse o comunicado da empresa.

Mas outros sistemas do mundo, ainda que possuem veículos mais altos, a diferença não é tão grande. Os VLTs do Rio de Janeiro, por exemplo, possuem altura de 360mm.

Bonde a bateria

O sistema sobre trilhos com veículos leves de Nanping conta com basicamente duas linhas que não estão conectadas entre si.

O bonde de Nanjing é um sistema sem fio, alimentado por baterias leves de íon-lítio. As baterias são carregadas por meio de um pantógrafo nas estações e terminais e dinamicamente durante a aceleração. O tempo de carregamento é de 46 segundos nas estações e 10 minutos nos terminais. 90% da linha é livre de catenária

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus