Trens Regionais

Caf e Bombardier vão produzir trem regional na França

A operadora nacional Francesa de passageiros, a SNCF Voyageurs e a operadora de transporte de Paris conhecida pelo nome de RATP confirmaram a seleção de um consórcio entre a Bombardier Transpoartion e da CAF como licitante preferencial para um contrato de fornecimento de 146 trens para a linha B RER norte-sul. É uma das cinco linhas do RER – Rede Expressa Regional que serve a Paris, França. Liga o Aeroporto Internacional Charles de Gaulle (B3) e Mitry-Claye (B5) a Robinson (B2) e Saint-Rémy-lès-Chevreuse (B4).

O pedido de € 2,56 bilhões de euros será financiado pela Île-de-France-Mobilités. O consórcio foi selecionado pela primeira vez como vencedor no ano passado, mas a Alstom contestou a decisão e, em 17 de dezembro, o Tribunal Judicial de Paris suspendeu parcialmente a adjudicação do contrato. A RATP e a SNCF Voyageurs decidiram contestar esse veredicto no Cour de Cassation, a mais alta corte de apelação da França, ao mesmo tempo em que colocaram em vigor a decisão inicial ao dar aos licitantes até 4 de janeiro para apresentar propostas complementares.

Um recurso da Alstom ao Tribunal Administrativo de Paris foi rejeitado no dia 13 de janeiro de 2020, permitindo que a RATP e a SNCF Voyageurs confirmassem o contrato.

A CAF disse que o contrato seria o primeiro para fornecer trens de passageiros para a rede RER de Paris. A empresa espanhola afirma ter um compromisso claro com o mercado francês, onde ganhou um pedido de € 700 milhões em 2019 para fornecer 28 unidades múltiplas elétricas para serviços Intercités de média e longa distância a 200 km/h em Paris – Clermont-Ferrand e Rotas Paris – Limoges – Toulouse, com opção para mais 75.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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