A autoridade metropolitana de Buenos Aires assinou uma nova concessão operacional com a atual Metrovías, que entrará em vigor no primeiro trimestre de 2021.
Com a concessão existente de 20 anos em fase de renovação, a SBASE-Subterráneos de Buenos Aires Sociedad del Estado, abriu editais internacionais em 2018, atraindo três ofertas. No entanto, as propostas apresentadas por um consórcio formado pela RATP Dev, Alstom e Keolis, e pela Corporación América com Transport for London foram supostamente retiradas no ano passado, deixando a subsidiária local da Benito Roggio Transporte como única licitante.
Aprovado pela diretoria da SBASE no final de dezembro, o novo contrato terá prazo inicial de 12 anos, com prorrogação opcional por mais três anos.
Ao contrário do anterior contrato de preço fixo, os pagamentos à concessionária passarão a ser calculados com base nos quilômetros percorridos por mês, com penalizações caso os níveis de serviço exigidos não sejam atingidos. O objetivo é incentivar a Metrovías a otimizar seu regime de manutenção de frota. A operadora também será responsável por grandes revisões no material rodante. Os bônus seriam pagos para refletir qualquer aumento na demanda de passageiros como resultado da melhoria do serviço prestado.
De acordo com a SBASE, o novo contrato também incentiva o investimento em infraestrutura e a introdução de tecnologia moderna.