A Moscow Transport começo o ano de 2021 com seu 600º ônibus elétrico para a capital, um ano após desativar seu sistema de trólebus, que era um dos maiores do mundo. Eram cerca de 649 ônibus que rodam em quase 600 km de malha de rede elétrica.
Após desativar os consagrados coletivos com os coletores, as autoridades locais enxergam as novas tecnologias para aumentar a presença dos e-buses.
“Aceitamos soluções inovadoras e estamos sempre em busca de novas ideias para o desenvolvimento do transporte urbano”, disse o vice-prefeito de Moscou, Maksim Liksutov.
Há ainda o desenvolvimento de ônibus elétricos da indústria nacional. Durante uma recente reunião de trabalho com Maksim Liksutov, o vice-prefeito de Moscou para os Transportes, Npp Itelma mostrou um protótipo de um veículo equipado com componentes modernos de fabricação russa . O equipamento proposto permite a recarga das baterias de um ônibus elétrico, “… em cinco minutos nas estações terminais de celulares pit-stop, além de monitorar as baterias online”, afirma a fabricante.