Ônibus

Cidade que ajudou a popularizar o BRT anuncia a frota de 1550 ônibus elétricos

Nenhuma cidade da América Latina vem investindo tanto em ônibus elétricos que Bogotá, na Colômbia. A cidade apostou as fichas no TransMilenio, um sistema de corredor de ônibus do tipo BRT – Bus Rapid Transit que é referência no mundo, alguns transportando mais de 500 mil passageiros por dia.

A cidade também trabalha para a construção da primeira linha de Metrô, já que os corredores não estão mais dando conta do recado. Mas mesmo assim é preciso continuar a investir no transporte de baixa e média capacidade.

Recentemente a BYD ganhou mais um novo pedido na cidade e deve fornecer outros 406 ônibus elétricos. A fabricante chinesa trabalhará em conjunto com a Superpolo, empresa colombiana de ônibus, que fará parte da carroceria.

O novo anuncio é mais ousado. As operadoras locais anunciaram nesta semana a aquisição de mais 1.002 veículos da empresa chinesas, de modelo “BYD eBus-9” de 9 metros de comprimento e “BYD eBus-12” de 12  metros de comprimento. A BYD fabricará os ônibus em cooperação com as carrocerias colombianas “Superpolo” e “Busscar”. Somado a aquisições recentes, a frota de e-bus na capital da Colômbia deve chegar a marca dos 1.550.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus