Uma rede de Metrô e de trem que parece com uma caixa de lápis de cor, e que mostra que em 2020 haveria estações em bairros como a Cidade Líder, Morro Grande e Cidade Tiradentes, e Metrô em cidades como Taboão da Serra, Guarulhos e São Bernardo do Campo.
A rede dos sonhos foi compartilhada por uma empresa de recarga de bilhete de transporte em 2014, e a postagem voltou a ser compartilhada nas redes sociais no último mês deste ano:
O tema inclusive foi tratado em nosso canal no YouTube:
De sonho à realidade, e mudanças nos planos
Uma das projeções era a extensão da linha 2-Verde, a oeste rumo a estação Cerro Cora, e a leste, rumo a Dutra, em Guarulhos. Atualmente o governo do estado trabalha coma extensão até a Penha, e previsão de entrega a partir de 2025.
Outra previsão que não se concretizou é a extensão da linha 4-Amarela rumo a Taboão da Serra. Para 2020 mesmo ficará a entrega da estação Vila Sonia. Uma previsão curiosa era a Linha 4 rumo ao Pari.
No mapa dos sonhos aparece também a linha 6-Laranja, que na época em que a projeção foi divulgada, previa operações em 2019 do trecho entre Brasilândia e São Joaquim. O Governo do estado espera retomar esta expansão ainda neste ano. E a porção leste da linha 6-laranja rumo a Cidade Líder, foi substituída pela linha 16-Violeta.
Outra projeção era a Linha 15-Prata ligando o Ipiranga até a Cidade Tiradentes. Ainda sobre monotrilho, era previsto também a ligação da Linha 17-Ouro entre Congonhas e a estação São Paulo Morumbi, ainda como uma extensão até a estação Jabaquara. De concreto é o eixo entre o Aeroporto e a estação Morumbi da CPTM.
Outro projeto que agora está enterrado, é o da Linha 18-Bronze, previsto para chegar até a Estrada dos Alvarengas Mas o governo estadual optou por um corredor de ônibus.
Conta também no mapa dos sonhos a linha 19-Celeste, entre Cecap e o Campo Belo, passando pelas regiões da Vila Maria, centro e parte da Zona Sul. Este, como muitos projetos, sofreu alterações, e atualmente o Metrô trabalha nos estudos entre o Bosque Maia e o centro de São Paulo.
Outro linha prevista para 2020 era a 20-Rosa, entre Lapa e Moema. Atualmente o governo trabalha nos projetos básicos da linha chegando até o ABC, como contrapartida a escolha de abandonar o projeto da Linha 18, e troca-lo por um BRT.
Sobre os trens, era previsto que na próxima década os trens da Linha 9-Esmeralda operassem em Y, ou seja, um trem seguiria rumo a Osasco e o outro rumo a Lapa. Outro serviço que era previsto, era o expresso oeste sul, entre as estações Pinheiros e Barueri, obedecendo somente algumas paradas.
Comente!