A malha de trens na Europa pode ver um novo ressurgimento de serviços noturnos. Operadoras como a
Deutsche Bahn, SNCF, OEBB (Ferrovias Federais Austríacas) e SBB (Ferrovias Federais Suíças) concordaram em continuar colaborando para expandir a rede noturna internacional de passageiros.
Este objetivo foi acordado durante a conferência dos ministros dos transportes europeus. Até agora, quatro novas rotas rotas foram acordadas, que irão conectar um total de 13 cidades. Dois deles serão lançados em dezembro de 2021: Viena – Munique – Paris e Zurique – Colônia – Amsterdã.
Já em dezembro de 2023, entre em operação a rota Viena / Berlim – Bruxelas / Barcelona. Por último, em dezembro de 2024: Zurique – Barcelona.
Os quatro operadores ferroviários consideram este acordo como um elemento central para o cumprimento dos objetivos climáticos da União Europeia.
“Pegar um trem em Munique ou Berlim à noite e chegar em Paris ou Bruxelas pela manhã depois de uma viagem tranquila – com nosso Trans-Europ-Express TEE 2.0 e os atraentes serviços de trem noturno, viajaremos de maneiras ainda melhores para o nosso clima e o ambiente na Europa no futuro. Este é um resultado muito concreto da nossa cimeira ferroviária e da nossa presidência do Conselho da UE.” – afirma Andreas Scheuer, Ministro dos Transportes da Alemanha.