Estação Sorocaba
CPTM Trens Regionais

Decreto prevê “eventual expansão” de serviços concedidos da CPTM até Sorocaba

Um decreto do Governador João Doria desta segunda-feira, 30 de novembro de 2020, autoriza a abertura de licitação para a concessão das Linhas 8 – Diamante e 9 – Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. O edital deve estar disponível ainda nesta terça (1º).

Mas uma dos parâmetros descritos no decreto prevê a “a operação e a manutenção de eventual expansão do
serviço concedido em trechos que se caracterizem como prolongamento das Linhas nas Regiões Metropolitanas de São Paulo e de Sorocaba”.

A medida abre caminho para uma futura operação de serviços, como por exemplo o Trem Intercidades entre as duas regiões. Em novembro, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, voltou a defender a inclusão do Trem Intercidades ligando São Paulo até Sorocaba, na concessão. O titular da pasta em uma reposta nas redes sociais a um seguidor, no entanto, reconheceu dificuldades para incluir o atendimento, e chegou a afirmar que não inserir o trem de médio percurso na concorrência seria enxergar a curto prazo.

“Estou estudando, sou a favor, irei tentar até o fim. Mas muitos são contrários por enxergarem o curto prazo e não o futuro que mostra o potencial de toda região oeste”, afirmou Baldy.

Mas se o ex-ministro do governo Temer ainda nutre esperanças, pelo menos nas redes sociais sobre introdução do serviço, o presidente da CPTM, Pedro Moro, já descarta a ideia.

Durante a 26º edição da Semana de Tecnologia Metroviária, Moro descartou a inclusão do Trem na concessão das linhas 8 e 9. Na ocasião, o presidente da operadora até chegou a dizer que já havia respondido a questão.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus