Foto: Renato Lobo - Via Trolebus
CPTM

Redução no intervalo da Linha 13-Jade da CPTM pode estar próxima

Perder um trem da Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, pode significar uma espera de até 30 minutos até a partida de uma outra composição que atende o Aeroporto de Guarulhos, ou pelo menos próximo dele.

Mas a longa espera pode estar com os dias contados. Durante a entrega do terceiro trem da série 2500 para o atendimento mais jovem da companhia, o presidente da operadora, Pedro Moro, afirmou que o sistema de sinalização ATO “está em fase final de teste para a possibilidade de redução do intervalo”.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

A linha 13 transporta um número bem abaixo do esperado. Antes da pandemia eram cerca de 15,5 mil passageiros por dia, e a previsão era mais de 100 mil.

YouTube video

Um dos cenários que poderia aumentar o uso do meio de transporte é a extensão definitiva do atendimento até a região do centro expandido de São Paulo. Mas para isso é necessário uma atualização no sistema que controla os trens da Linha 12-Safira, para que o trecho entre Engenheiro Goulart e o centro comporte mais trens. De acordo com Moro, os trabalhos para modernização na Linha 12 podem ser iniciadas ainda em dezembro.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus