Passageiros de baixa renda em situação de vulnerabilidade social vão ganhar passe livre no sistema de ônibus de Porto Alegre. O Cartão TRI Social, que deve permitir o benefício a 51.519 mil famílias começou a funcionar nesta terça-feira, 24 de novembro de 2020, e vai liberar 44 viagens mensais no transporte coletivo da capital do Rio Grande do Sul.
Cada usuário receberá em torno de R$ 700 em viagens, com recarga automática. A medida é possível graças ao acordo firmado em setembro entre a prefeitura e os consórcios operadores. O benefício será para famílias com renda de até R$ 89 por pessoa. Será um cartão por família.
“Quando fizemos o acordo, pensamos em como direcionar o valor para aqueles que mais sofreram durante a pandemia. Os créditos vão auxiliar no deslocamento em busca de emprego e em consultas médicas”, afirmou o prefeito, Nelson Marchezan, em um comunicado.
Os horários permitidos para o passe livre são das 9h às 16h59min e das 20h às 05h59min, exclusivamente nos ônibus de Porto Alegre.