A Empresa Comum de Células de Combustível e Hidrogênio da Comissão Europeia (FCH JU) concedeu um auxílio de € 10 milhões de Euros ao consórcio FCH2RAIL para o projeto, desenvolvimento e teste de um protótipo de sistema de propulsão elétrica bimodo a hidrogênio.
A subvenção apoiará o projeto de quatro anos com 14 milhões de euros do consórcio. O sistema de propulsão elétrica a hidrogênio será projetado para instalação em veículos novos e recondicionados e para ser competitivo com tecnologia diesel equivalente.
O consorcio é tecnicamente liderado pela fabricante CAF e se beneficiaria do financiamento europeu no âmbito do Programa H2020 para trabalhar no desenvolvimento do protótipo, que primeiramente será um Civia classe 463 modificada de três carros, que contará com um sistema de célula de combustível de hidrogênio e baterias de titanita de lítio, para permitir que o trem opere usando eletrificação aérea. O teste e validação do protótipo será feito em Espanha, Portugal e um país terceiro atualmente indeterminado.
O consórcio FCH2RAIL liderado pela CAF inclui ainda a operadora espanhola Renfe. 71,5% do financiamento do projeto virá de fontes da União Europeia, e o restante fornecido por parceiros do projeto.