Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Metrô SP Monotrilho

Deputada propõe destinar recursos do monotrilho da Linha 17 para a Linha 20-Rosa

As obras do monotrilho da Linha 17-Ouro [Aeroporto de Congonhas-Jardim Aeroporto-Morumbi] se arrastam por oito anos ao mesmo tempo que o ABC Paulista perdeu a chance de ter uma nova conexão com a malha, que ficaria a cargo da finada Linha 18-Bronze, um monotrilho que ligaria São Paulo, São Caetano do Sul, Santo André e São Bernardo do Campo.

No lugar da última, o governo estadual prometeu tocar outros dois projetos: no trajeto da Linha 18, um corredor de ônibus do tipo Bus Rapid Transit – BRT, mas que está atrasado. Também prometeu agilizar os estudos da Linha 20-Rosa, entre Santa Marina e São Bernardo.

Sobre o novo eixo metroviário, uma publicação do site Metrô/CPTM revela que a deputada Carla Morando (PSDB) propõe alocar R$ 5,4 milhões da Linha 17-Ouro para os projetos e estudos da Linha 20.

R$ 10 para cada projeto

O Governo do Estado, na proposta de orçamento para 2021, que foi enviada à Assembleia Legislativa, prevê R$ 10 em recursos para o BRT e outros R$ 10 para a Linha 20-Rosa.

A informação foi divulgada no Diário do Grande ABC. A publicação fala ainda que a quantia mínima é necessária ao menos para manter os projetos de pé, quando não se tem o valor necessário para execução dos eixos de transporte.

Sobre a nova linha metroviária, o presidente do Metrô disse respondendo a um usuário nas redes sociais, que está na fase de contratação do projeto funcional, o que aponta que a ideia da ligação intermunicipal ainda está nos planos da administração estadual.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

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  • Ou seja, ela quer tirar recursos da linha 17 que tá na marca do gol pra ter seu primeiro trecho pronto (só não tá pronta por incompetência do partido da deputada em fazer licitação) pra colocar em outra linha que sabe lá Deus quando vai começar a ter obras? Que Jênia!

  • Esta é uma má ideia já que dividindo os recursos teremos duas linhas em construção e nehuma concluída. Seria melhor acabar a linha 17 e pensar em expandir a linha para Jabaquara e além do rio Pinheiros para atender bairros carentes de transporte público de qualidade como Paraisópolis. A linha 17 além disto irá valorizar a região por onde passa.

  • É muito fácil construir linhas novas. Aí, fica um monte de linhas inacabadas e depois alegam falta de verbas… pô mano, termina as linhas que já tiveram construção e ampliação iniciadas, não ficar lotando de canteiros pra linhas novas…

  • A talzinha dessa deturpada é uma aproveitadora e, por incrível que pareça, só aparece com esses projetos em ano eleitoral. Agora é porque seu marido, o prefeito de SBC sera candidato a Reeleição. Depois, ela desaparece como o diabo foge da Cruz..

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