Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Metrô SP Monotrilho

Deputada propõe destinar recursos do monotrilho da Linha 17 para a Linha 20-Rosa

As obras do monotrilho da Linha 17-Ouro [Aeroporto de Congonhas-Jardim Aeroporto-Morumbi] se arrastam por oito anos ao mesmo tempo que o ABC Paulista perdeu a chance de ter uma nova conexão com a malha, que ficaria a cargo da finada Linha 18-Bronze, um monotrilho que ligaria São Paulo, São Caetano do Sul, Santo André e São Bernardo do Campo.

No lugar da última, o governo estadual prometeu tocar outros dois projetos: no trajeto da Linha 18, um corredor de ônibus do tipo Bus Rapid Transit – BRT, mas que está atrasado. Também prometeu agilizar os estudos da Linha 20-Rosa, entre Santa Marina e São Bernardo.

Sobre o novo eixo metroviário, uma publicação do site Metrô/CPTM revela que a deputada Carla Morando (PSDB) propõe alocar R$ 5,4 milhões da Linha 17-Ouro para os projetos e estudos da Linha 20.

R$ 10 para cada projeto

O Governo do Estado, na proposta de orçamento para 2021, que foi enviada à Assembleia Legislativa, prevê R$ 10 em recursos para o BRT e outros R$ 10 para a Linha 20-Rosa.

A informação foi divulgada no Diário do Grande ABC. A publicação fala ainda que a quantia mínima é necessária ao menos para manter os projetos de pé, quando não se tem o valor necessário para execução dos eixos de transporte.

Sobre a nova linha metroviária, o presidente do Metrô disse respondendo a um usuário nas redes sociais, que está na fase de contratação do projeto funcional, o que aponta que a ideia da ligação intermunicipal ainda está nos planos da administração estadual.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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