VLT

Casablanca no Marrocos compra 66 VLTs da Alstom

A Casa Transports, operadora dos transportes públicos de Casablanca, a maior cidade de Marrocos, escolheu a Alstom para fornecer 66 Veículos Leves Sobre Trilhos – VLT do modelo Citadis X05. O contrato assinado entre as duas partes prevê a opção de mais 22 bondes para as linhas 3 e 4 da cidade, com início de transporte de passageiros previsto para o final de 2023. O valor do contrato é de 130 milhões de euros.

As linhas 1 e 2 do bonde de Casablanca foram inauguradas em dezembro de 2012 e janeiro de 2019, respectivamente. O número de passageiros passou para mais de 220.000 por dia. Por conta disso, a Casa Transports foi encarregada de expandir a rede de bondes e adquirir novo material rodante.

Temos o prazer de continuar nossa contribuição para o desenvolvimento e modernização da rede urbana marroquina, graças às nossas soluções comprovadas de mobilidade que se beneficiam das mais recentes inovações tecnológicas. Estamos muito orgulhosos com este novo pedido e com a confiança da Casa Transports na solução Citadis da Alstom. Com uma frota total de pelo menos 256 Citadis operando no Marrocos, mais pessoas em Casablanca poderão se deslocar confortavelmente.” – afirmou Nourddine Rhalmi, presidente da Alstom Marrocos.

Cada VLT deve medir 64m de comprimento, com capacidade total de 630 passageiros. A Alstom fabricará parcialmente os bondes em Barcelona, ​​na Espanha, mas também envolverá fornecedores marroquinos, por exemplo, na produção dos subsistemas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus