Foto: Renato Lobo - Via Trolebus
CPTM

CPTM quer todos os trens da série 2500 em funcionamento até o fim do ano

Durante a entrega do segundo trem da série 2500 para a Linha 13-Jade da CPTM, o governador João Doria afirmou que mais quatro composições deveria ser entregues até 31 de dezembro de 2020.

Mas em um comunicado à imprensa, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos alterou para mais cinco comboios do modelo chinês, que podem estar operacionais até o final do ano, totalizando todos os 2500’s comprados em pleno funcionamento até 31 de dezembro.

“Cinco trens estão em testes e começarão a circular até final de dezembro, após a realização de todos os protocolos de segurança e operação” afirmou o presidente da operadora, Pedro Moro, de acordo com a nota.

Foto: Renato Lobo – Via Trolebus

Vai sobrar trem

Com oito composições à disposição para o atendimento que liga o Aeroporto de Guarulhos e o restante da malha metroferroviária, e com os atendimentos Connect e Airport Express suspensos, vai sobrar trem na Linha 13, já que o intervalo atual varia entre 20 e 30 minutos, não sendo necessário mais que duas composições na linha.

O serviço entre Guarulhos e o Brás na verdade pode nem voltar a operar, segundo declarações do secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy. O titular da pasta fala em um novo serviço complementar, o que pode dar uso a frota excedente. Já Pedro Moro é mais reticente sobre o futuro do serviço, e diz que não há prazos para a mudança.

Foto: Renato Lobo – Via Trolebus

Os comboios foram fabricados pelo consórcio Temoinsa-Sifang, na China, contam com 170 metros de comprimento cada, salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), monitoramento com câmeras na parte externa e interna, além de serem acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência. Também dispõem de monitores digitais internos com informações sobre a prestação de serviços e reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus