Foto: Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro.
Supervia

Com prejuízos, SuperVia deve reduzir oferta de trens, diz jornal

A Coluna de Ancelmo Gois, do jornal “O Globo“, da conta de que Supervia deve reduzir o número de trens de circulação por conta dos constantes prejuízos, amargados pela redução no volume de passageiros frente à pandemia.

Sem mencionar os valores de redução, a publicação da conta da redução da oferta de transportes já nesta semana no número de viagens diárias em seus ramais.

Foto: Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro.

Segundo o texto, trata-se de uma saída encontrada para a operadora carioca sobreviver à espera da prometida ajuda do governo. Por causa da Covid-19, ainda hoje a empresa amarga uma perda de uns 40% no fluxo de passageiros.

Cenário nacional

A SuperVia não está sozinha neste cenário. Levantamento feito pela ANPTrilhos da conta de que o transporte de passageiros por sistemas sobre trilhos no Brasil cresceu no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o segundo, na ordem de 27%. No entanto, linhas de trem, metrô e veículo leve sobre trilhos – VLT ainda carregam menos usuários que o habitual, em menos de 50%. O motivo é a pandemia do novo coronavírus.

As análises dividiram o setor em três grupos, sendo em São Paulo, Rio de Janeiro e Nordeste, e o segundo grupo foi o que registrou as maiores quedas no último trimestre, em – 56,3%. São Paulo registrou – 52,7% e o nordeste com – 51,8%.

Foto: SP Sobre Trilhos |
@SPSobreTrilhos

O segundo trimestre foi o pior, quando em São Paulo foram – 74,1% da demanda, o Rio com -74,3% e no nordeste com – 75,3%.

No acumulado do ano, o setor registrou perdas de 49% nos nove primeiros meses de 2020 em comparação com 2019, e as empresas deixaram de transportar 1,1 bilhão de usuários, entre janeiro e setembro.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus